Next Circ_ 15th March, 2019

15 de março, às 16h30, no Anfiteatro João Branco (DeCA)
“Interpretação musical como hermenêutica da música” por Luciano Morais
joua_m_5376
Decorre, no dia 15 de março, às 16h30, no Anfiteatro João Branco (DeCA) uma nova edição do ciclo CIRC_ Ciclo de Recitais Conferência em Investigação Artística, com Luciano Morais, intitulada “Interpretação musical como hermenêutica da música”. Entrada livre

O encontro promove um curto recital acompanhado de uma conferência sobre a tese de doutoramento de Luciano Morais, “Interpretação Musical Como Hermenêutica da Música”.

A filosofia esteve sempre em aberto diálogo com as artes. No entanto, com a hermenêutica de Hans Georg-Gadamer, abre-se um novo flanco de discussão sobre valor e propósito artístico, pois para o autor coloca-se o problema da compreensão a partir do fenómeno da arte, que tem sua própria proposição de verdade. A forma como essa filosofia fornece método e processo para o pensamento interpretativo foi investigada, tendo como pressuposto que o fenómeno da compreensão atinge desde uma simples leitura de partitura até à sofisticação final de uma interpretação formalizada em diálogo com uma (hoje, bastante longa) tradição interpretativa.

Luciano Morais

Luciano Morais é violonista e professor, é pós-doutor em música pela Universidade de São Paulo (Brasil) e tem larga experiência no ensino da interpretação musical, do nível iniciante ao superior. Foi aluno de Altamiro Fonseca (teoria musical), Graça Lima (violão) e Edelton Gloeden, seu orientador do bacharelado ao pós-doutorado.Luciano Morais fala sobre interpretação musical como hermenêutica da música

Foi professor de violão do projeto Guri Santamarcelina (2009-2013) e trabalhou com as disciplinas História da Música, Música de Câmara, Linguagem e Estruturação Musical nas universidades Unicsul (2002-2009) e Faculdade Carlos Gomes (2012-2015). É colaborador frequente no Festival Internacional de Violão Leo Brouwer, desde sua primeira edição em 2008, como camerista, palestrante e assistente de direção artística.

Participa anualmente de congressos e simpósios acadêmicos de música, onde reúne sua experiência artística e teórica em trabalhos voltados para a investigação filosófica dos processos de compreensão musical. Apresenta-se com regularidade em espaços da cidade de São Paulo e nas principais capitais brasileiras. Estreou obras de Maurício de Bonis, Rodrigo Lima, Eduardo Fernandez e Stephen Goss. Foi jurado de concursos de violão, como a edição brasileira do Concurso Bach da Fundação Hermann Hauser, Concurso Vital Medeiros e Musicális. De 2013 a 2017 foi professor substituto de violão na UNESP, onde colaborou também com aulas de música de câmara.

Ciclo de Recitais Conferência em Investigação Artística

O CIRC – Ciclo de Recitais Conferência em Investigação Artística insere-se nas atividades do grupo de investigação Criação, Performance e Investigação Artística do INET-md – Instituto de Etnomusicologia – Centro de Estudos em Música e Dança.