PIANO Hands on Research

research Hands onResearch ‘Hands on’ PIANO é um encontro dedicado à área instrumental do Piano, cuja particularidade está no facto de fazer a simbiose entre dois tipos de encontros: a Convenção de cunho artístico à volta de um determinado instrumento e a Conferência de investigação Académica tradicional, mas circunscrita a esta área instrumental. Pretende-se provocar um confronto e uma partilha de um modo mais estreito entre produção artística e Investigação, criando oportunidades para que os saberes de artistas e de investigadores se possam cruzar com benefícios óbvios para ambas as partes. Este é o terceiro de uma série de encontros com estas características. O primeiro, Research ‘Hands on’ FLUTE, foi dedicado à Flauta e realizou-se em Abril de 2017 com enorme participação de flautistas de todo o mundo. O Research ‘Hands on’ PIANO terá lugar na Universidade de Aveiro nos dias 24 a 27 de Janeiro de 2018.

Chamada de trabalhos

A Universidade de Aveiro e o INET-MD (Instituto de Etnomusicologia – Centro de Estudos em Música e Dança) realizam, entre 24 e 27 de janeiro de 2018, o Encontro Research ‘Hands on’ PIANO – Encontros de Investigação e Arte, em Aveiro, Portugal.

Os encontros Research ‘Hands on’ têm como objetivo provocar um confronto e uma partilha entre produção artística e Investigação, criando oportunidades para que os saberes de artistas e de investigadores se possam cruzar. Serão especialmente bem-vindas propostas que reflitam esse cruzamento muito atual entre a pesquisa em performance e a prática artística ao piano. Alguns dos convidados – oradores/performers – já confirmados incluem: Pedro Burmester (Portugal); Cristina Gerling (Brasil); Hee-Kyung (Coreia do Sul); Luís Pipa (Portugal); Lei Cai (China); Piero Rattalino (Itália); Luk Vaes (Bélgica); Luís Figueiredo (Portugal); Joana Sá (Portugal); Joana Gama (Portugal); Pedro Pereira (Portugal); Luís Costa (Portugal); Vasco Dantas Rocha (Portugal); Miguel Henriques (Portugal); Carles Lama (Espanha); Vasco Rigolet Neves (Portugal); Sofia Lourenço (Portugal); Fredi Gerling (Brasil); Erato Alakiozidou (Grécia); e Helena Marinho (Portugal).

Esta edição do Research ‘Hands on’ PIANO incentiva a submissão de propostas nas seguintes áreas temáticas:

– Improvisação e criação musical ao piano (Jazz, Clássica, Rock, Pop, etc.);

– Pedagogias do e com o piano;

– Técnicas pianísticas;

– Repertórios do séc. 21 para piano;

– Música ibero-americana para piano;

– Técnicas estendidas ao piano;

– Interações entre piano e eletrónica;

– Psicologia e medicina na performance pianística;

– Construção e inovação do instrumento e pianos digitais;

– Gravações ao piano – histórias, análises, técnicas de gravação.

A organização da conferência convida à submissão de propostas em português e espanhol, no entanto, inglês é o idioma de preferência (submissões para recitais também podem ser feitas em italiano). Submissões nas áreas temáticas referidas acima são particularmente incentivadas, uma vez que coincidem com o tema geral do encontro. No entanto, quaisquer submissões que incidam sobre a área de investigação sobre performance pianística serão consideradas.

As propostas deverão ser submetidas na plataforma easychair de acordo com o formato de sua opção para as seguintes categorias de apresentação:

  • Comunicações (20 minutos de duração): o resumo deve referir o enfoque principal da comunicação e não pode exceder as 350 palavras. Um breve CV do(s) autor(es) (até 100 palavras) e demais requerimentos para a apresentação devem ser informados por anexo na plataforma de submissão. Cada sala de apresentação terá um piano disponível.
  • Recitais-conferência (45 minutos de duração máxima): o resumo (até 350 palavras) deverá incluir informação sobre a duração da apresentação – parte performativa e apresentação oral. A submissão deve incluir também um link de áudio/vídeo (ex. YouTube) da performance proposta (o vídeo pode ser inserido como ‘unlisted’, ‘private viewing’ ou ‘public viewing’). O link, demais requerimentos para a apresentação, e um breve CV artístico do(s) autor(es) (até 100 palavras) devem ser inseridos no campo ‘other documents’ na plataforma de submissão.
  • Recitais (30 minutos de duração máxima): a proposta (máximo de 350 palavras) deve incluir informações sobre os objetivos principais do recital e o programa. A submissão deve incluir também um link de áudio/vídeo (ex. YouTube) da performance proposta (o vídeo pode ser inserido como ‘unlisted’, ‘private viewing’ ou ‘public viewing’). O link, demais requerimentos para a apresentação, e um breve CV artístico do(s) autor(es) (até 100 palavras) devem ser inseridos no campo ‘other documents’ na plataforma de submissão.
  • Apresentação de Projetos: o comitê organizador não estipulou nenhum requerimento particular com relação a esta categoria de submissão – somente o limite de 350 palavras para o resumo. No entanto, é recomendada a inclusão de informações sobre o contexto, objetivos, métodos e resultados do projeto específico.
  • Posters: inclui a apresentação de publicações, trabalhos em andamento, projetos de investigação/performance (áudio, vídeo, imagem), etc. O resumo não deve exceder as 350 palavras. Os requerimentos para a apresentação e um breve CV artístico do(s) autor(es) (até 100 palavras) devem ser inseridos no campo ‘other documents’ na plataforma de submissão.
  • Workshops: as propostas (resumos não devem exceder as 350 palavras) devem conter a descrição e duração do workshop. Os requerimentos para a apresentação e um breve CV artístico do(s) autor(es) (até 100 palavras) devem ser inseridos no campo ‘other documents’ na plataforma de submissão.
  • Instalação Performativa: o resumo não deve exceder as 350 palavras. Os requerimentos e um breve CV artístico do(s) autor(es) (até 100 palavras) devem ser inseridos no campo ‘other documents’ na plataforma de submissão. As instalações poderão, eventualmente, ficar disponíveis durante os quatro dias do encontro.

Para quaisquer questões adicionais (registro, viagem, acomodações), por favor, não hesite em contactar pelo e-mail deca-handson@ua.pt.

Datas importantes

A data limite para a submissão de propostas é 1 de dezembro de 2017.

A aceitação das propostas, na sequência do processo de avaliação pela comissão científica e artística, será comunicada até 5 de dezembro de 2017, com prioridade sobre a divulgação dos resultados sobre propostas provenientes de fora da Europa.

Os autores selecionados serão convidados a submeter um artigo ou gravação ao livro de atas da conferência (com suporte audiovisual). Todos os artigos e gravações deverão ser submetidos até 31 de maio de 2018.

Nota importante

Os autores dos trabalhos apresentados durante o encontro que mais se destacarem no âmbito da Investigação Artística serão convidados para contribuírem para um número exclusivo da Revista ÍMPAR – http://revistas.ua.pt/index.php/impar/index

Organização

Instituto de Etnomusicologia, Centro de Estudos em Música e Dança (INET-MD)

Departamento de Comunicação e Arte (DeCA)

Universidade de Aveiro (UA)

Comissão organizadora

Alfonso Benetti (Universidade de Aveiro/INET-MD)

Álvaro Teixeira Lopes (Universidade de Aveiro)

Fausto Neves (Universidade de Aveiro)

Francisco Monteiro (Instituto Politécnico do Porto / Universidade de Aveiro)

Jorge Salgado Correia (Universidade de Aveiro, INET-MD)

Luca Chiantore (Universidade de Aveiro)

Shao Ling (Universidade de Aveiro)

Comissão artística e científica

Alfonso Benetti (Universidade de Aveiro / INET-MD, Portugal) – Coordenador

Álvaro Teixeira Lopes (Universidade de Aveiro, Portugal)

Catarina Domenici (Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Brasil)

Cristina Gerling (Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Brasil)

Fausto Neves (Universidade de Aveiro, Portugal)

Francisco Monteiro (Instituto Politécnico do Porto / Universidade de Aveiro, Portugal)

Hee-Kyung (Henderson State University, EUA)

Helena Caspurro (Universidade de Aveiro, Portugal)

Helena Marinho (Universidade de Aveiro / INET-MD, Portugal)

Jorge Salgado Correia (Universidade de Aveiro / INET-MD, Portugal) – Coordenador

Lei Cai (Ouachita University, EUA)

Luca Chiantore (Universidade de Aveiro, Portugal)

Luís Figueiredo (Universidade de Aveiro, Portugal)

Shao Ling (Universidade de Aveiro, Portugal)

 

Imagem

Álvaro Sousa

 

Apoiadores

University of Aveiro – Portugal

INET-MD (Instituto de Etnomusicologia, Centro de Estudos em Música e Dança) – Portugal

Henderson State University – EUA

Ouachita Baptist University – EUA