Projetos

Projetos em curso

Intertextualidades/Interculturalidades

Performa Ensemble
Início em 2016
Apoio da DGArtes

Abstract
O projeto organiza-se à volta da temática do cruzamento de culturas e da resultante intertextualidade em música. Assim, propôs-se, a 8 compositores portugueses de diversas gerações: Fernando Lapa (1950), João Pedro Oliveira (1959), Miguel Azguime (1960), Evgueni Zoudilkine (1965), Sara Carvalho (1970), Ricardo Ribeiro (1971), Nuno Figueiredo (1982), e Ângela da Ponte (1984), a criação de uma obra musical que incorpore elementos das culturas das diásporas africanas residentes em Portugal, ou seja, que cite ou trabalhe aspectos específicos dessas culturas. Desta reflexão artística resultará que cada uma destas novas composições abrirá um espaço de reconhecimento das culturas africanas revisitadas e, em última instância, de reconhecimento da sua dignidade. O concerto será apresentado por um dos ensembles mais representativos da interpretação de música contemporânea em Portugal, o Performa Ensemble, e comentado pela compositora Sara Carvalho.”


Projetos já concluídos
64479_291139974351738_1482641839_n

 FADOs

Performa Ensemble
Início em 2013
Apoio da DGArtes

Abstract

Este projecto apresenta obras encomendadas pelo Performa Ensemble, que desafiou vários compositores portugueses a reinventar/desconstruir o fado enquanto tradição e género musical. Neste concerto integram o Ensemble: Ana Barros (soprano), Jorge Salgado Correia (flauta), Nuno Soares (violino), Luís Carvalho (clarinete), Marco Pereira (violoncelo), Pedro Rodrigues (guitarra) e Helena Marinho (piano). A entrada é livre. O projeto foi distinguido no concurso a apoios pontuais da DGArtes em 2014, e já foi apresentado na Inglaterra, Irlanda e em várias cidades portuguesas. No concerto do dia 25 de março vão ser estreadas obras de Alexandre Delgado, Cândido Lima e Carlos Marecos, e também apresentadas obras de Ângela fados_capaLopes, João Pedro Oliveira, Rui Penha e Sara Carvalho, assim como uma obra do jovem compositor Túlio Augusto, selecionada num ‘call for scores’ lançado pelo Ensemble.

 

Compositoras Portuguesas

Performa Ensemble
Início em 2014
Apoio da DGArtes

Abstract
Compositoras portuguesas séc.XX-XXI” é um projecto do Performa Ensemble inteiramente dedicado a mulheres compositoras dos séculos XX e XXI. O espectáculo que daí resultou esteve em digressão no Brasil em 2015 e foi apresentado em várias salas em Portugal. O Performa Ensemble foi, para este projecto, composto por Jorge Salgado Correia, na flauta e Helena Marinho, piano.

Programa:

Constança Capdeville: Portugalesas
Ana Tavares: Palavras
Ângela Lopes: La Forêt
Isabel Soveral: Le Navigateur du Soleil Incandescent
Ângela da Ponte: Seis aparições de Lenine sobre um piano
Clotilde Rosa: Alternâncias
Berta Alves de Sousa: Tema e Variações para piano
Sara Carvalho: My shadow walks home with me

CROSSOVER

Performa Ensemble
Início em 2008
Apoio da DGArtes

r-7596740-1444811554-4834-jpeg

Abstract
Este projeto resulta de um desafio lançado aos compositores do Departamento de Comunicação e Arte da Universidade de Aveiro, de revisitarem diferentes estilos da música não erudita, com o fim de produzirem composições originais. Assim, João Pedro Oliveira elabora sobre a música enérgica e irónica de Frank Zappa, António Chagas Rosa propõe uma leitura pessoal dos “Blues”, Sara Carvalho (de)compõe sobre os conceitos tonal/atonal, e aborda a imprevisibilidade no discurso musical, Isabel Soveral faz uma incursão no Jazz a partir de um tema original de Manuel Lourenço, e Evgueni Zoudilkine inspirou-se em padrões rítmicos do jazz e da música popular integrando-os na sua linguagem musical. Todas estas obras foram compostas especialmente para este projecto.

João Pedro Oliveira 1 Zzapping
Sara Carvalho 2 Cleave II
António Chagas Rosa 3 Cassandra’s Songs
Evgueni Zoudilkine 4 Revelação
Sara Carvalho 5 Sound Bridges
Isabel Soveral 6 Pinos Baja Cross Worlds

Performa Ensemble Músicos/Musicians:
Isabel Nogueira: Voz
Jorge Salgado Correia: Flauta
Luís Carvalho: Clarinete
Helena Marinho / António Chagas Rosa (Cassandra Songs): Piano
Valter Mateus: Violoncelo
Mário Teixeira: Percussão