Momentum

logo-mementumO “Ciclo de Concertos e Conferências Momentum” é organizado pelo DeCA e pelo Pólo de Aveiro do INET-
md.

O nome surge com o grupo de música contemporânea “Momentum Ensemble” [formado em 2003 por alunos do DeCA], que entre 2004 e 2006 organizou com o DeCA as edições deste ciclo. A partir de 2007
várias edições passam a ser organizadas em colaboração com a Associação Portuguesa de Flautas e o Performa Ensemble, contando com o financiamento da DGARTES.

A vocação principal deste ciclo é a divulgação e valorização da música contemporânea portuguesa, através da realização de conferências e concertos, estreias de obras, gravações de CDs, encomendas a compositores e masterclasses. No âmbito deste ciclo já foram feitas mais de 30 encomendas a compositores, e gravados vários CDs.

Desde 2015 este ciclo tem como temática “Compositores e Intérpretes na 1ª pessoa”, pretendendo dar voz a compositores e intérpretes, revelando de forma mais informal os percurso de cada um. Pretende-se que cada encontro seja um momento de debate e partilha sobre assuntos de criação e interpretação musical. Os concertos associados, muitas vezes comentados, contribuem para a aproximação e sensibilização do público à música contemporânea. Actualmente a direcção artística e a organização deste ciclo é da responsabilidade de Sara Carvalho.


Edições anteriores